ESPAñOLITA

COMPOSIÇÃO

1896 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1896

Españolita (Hespañolita, na grafia original), valsa espanhola publicada em 1896 pela Casa Vieira Machado & Cia., dedicada "ao distinto sobrinho Luiz Leal“.

Como observa o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, Españolita foi composta seguindo uma tendência do final do século XIX: “nessa época, as valsas em estilo espanhol estavam muito em moda, tendo em Aurélio Cavalcanti seu maior representante”.

Aurélio Cavalcanti foi um dos pianeiros mais disputados de sua época para tocar em festas e bailes familiares, cujas composições alcançaram sucesso no final do séc. XIX e início do séc. XX. Algumas de suas valsas espanholas são: Buenos dias, Madrileña, Soledad, El Torero, Señorita e Muchacha.

A primeira parte de Españolita, contendo a indicação con bravura é caracterizada por acordes cheios em ambas as mãos que são repetidos no segundo tempo a cada dois compassos. O caráter espanhol da peça talvez se escore justamente nos acordes repetidos, que fazem alusão uma guitarra flamenca, e nas quiálteras presentes no final desta parte. Até 2012 recebeu apenas uma gravação comercial.