ATLÂNTICO

COMPOSIÇÃO

1921 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1921

Referência atemporal de Ernesto Nazareth na música instrumental brasileira, o tango brasileiro Atlântico, publicado em 1921 pela Casa Bevilaqua e dedicado ao amigo pessoal e maestro Arturo La Rosa, teve sua primeira gravação realizada somente trinta anos mais tarde, por Jacob do Bandolim (com Canhoto, Dino, Meira, Gilson e participação de Bill, 1952-1951 78-RPM – RCA Victor).

A gravação de Jacob tornou-o tão popular que a partir dela houve, pelo menos, mais 14 gravações comerciais, quase todas no bandolim. Não é arriscado afirmar que a grande maioria dos artistas dessas gravações a tenham tirado de ouvido a partir da maneira jacobiana de tocar.
Todas elas seguem, de certa forma, o registro fonográfico de Jacob no que se refere à tonalidade, à adaptação da melodia e a harmonização. No entanto, sua versão original para piano solo merece ser estudada em detalhe devido às ricas texturas que apresenta, como por exemplo a segunda voz na segunda parte e as terças na terceira parte. Até 2012 a versão original permanece inédita em registro comercial.