AMENO RESEDÁ

COMPOSIÇÃO

1913 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1913

Ameno Resedá, polca publicada em 1913 pela Casa Arthur Napoleão (Sampaio, Araújo & Cia.), dedicada ao rancho carnavalesco de mesmo nome. Trata-se de uma das peças mais conhecidas de Nazareth. Foi gravada pela primeira vez pelo Grupo do Louro, em 1914, e desde então recebeu outras 46 gravações.

Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, o ex-carteiro Napoleão de Oliveira, em depoimento prestado ao Museu da Imagem e do Som-RJ, declarou o seguinte:

"Eu era carteiro na Rua do Ouvidor e o Nazareth tocava na frente do Odeon. E eu saía do meu trabalho e sempre ficava ali escutando. Gostava daquelas músicas. Ele tocava muito bem piano. Ele era surdo (!). E eu cheguei perto dele e disse: - Maestro, eu faço parte de um grêmio, uma coisa pobre, de operário, gente de cor. E eu tinha vontade que o maestro fizesse uma musiquinha dedicada ao meu clube, uma recordação. Cheguei com humildade. Ele perguntou:

- Qual é o nome do clube?

Pegou um papel e escreveu (o nome do clube), e não disse mais nada. Então (eu disse) muito obrigado e ele continuou no piano.
Todo dia de tarde eu ia pra lá espiar... Ficar lá com ele... Ele me via lá de longe e continuava tocando... Um belo dia, eu cheguei e ele me chamou:
- Vem cá!

Abriu uma gaveta que tinha lá (perto do piano).

- Está aqui a música do seu clube, pode levar!...

Eu cheguei e entreguei ao Bonfiglio (de Oliveira). E foi nestas condições que ele escreveu. Ele era um grande pianista."