CAPRICHO

COMPOSIÇÃO

1920 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Capricho, peça de concerto mantida inédita durante a vida de Nazareth e publicada postumamente em 2008 pelo portal Musica Brasilis. Trata-se de uma de suas peças mais virtuosísticas, ao lado da Polonesa, com amplo uso de recursos pianísticos da música europeia romãntica, no estilo de Franz Liszt.  Seu único manuscrito conhecido, de nove páginas, não apresenta dedicatória, porém em seu frontispício aparece a seguinte anotação, riscada: "para ser entregue ao mágico poeta Sr. Francisco Telles P. E. O. [por especial obséquio] do Sr. Jayme, do Nazareth 28/5º/920", o que mostra que a peça já existia em 1920. O poeta em questão, Francisco Telles, fez os versos para a cançoneta A florista, publicada em 1909.

Nazareth certamente tinha orgulho desta composição, pois a tocou diversas vezes em sua turnê em São Paulo em 1926 (sendo inclusive a peça que abriu o primeiro dos recitais) e também em sua turnê no Rio Grande do Sul em 1932. No entanto é ainda uma peça pouco tocada, tendo recebido até 2012 apenas uma gravação. 

No final da década de 1990 o pianista Heitor Alimonda incluiu-a em seu repertório, não chegando a gravá-la comercialmente. Em depoimento ao biógrafo Luiz Antonio de Almeida, afirmou: "É uma peça muito difícil. Ela faz companhia a uma famosa Polonaise que ele escreveu. Música internacional. Música que nada tem a ver com música brasileira, realmente. Ele estava, talvez, aprendendo a compor. Então, ele botava tudo o que podia no papel. De uma certa forma é meio rapsódico, digamos assim, que os motivos vão se modificando um atrás do outro... Agora, com uma demonstração já do seu brilho pianístico e uma demonstração já de como ele se embrenhou na música de Chopin, na música dos românticos internacionais. E é impressionante, também, verificar o domínio que ele tem do piano. Eu imagino o pianista que ele teria sido. Que pena que não existe gravação não... Mas só dos “tangos”, que era o que interessava mais. Então, essa obra é uma obra que merece ser descoberta, e eu vou trabalhar nesse sentido."