DOR SECRETA

COMPOSIÇÃO

1927 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Dor secreta, valsa composta por volta de 1927, sem dedicatória, e publicada postumamente em 2008 pelo portal Musica Brasilis. Esta valsa faz parte das últimas peças de Nazareth, e, embora composta em meio a alegres tangos e marchas carnavalescas, parece refletir a tristeza de algumas peças desta época, como a valsa lenta Resignação (1930), e a Marcha fúnebre (1927).

Seu caráter é ditado desde o início pela indicação molto sentito na primeira parte, passando por um nostálgico animato na segunda, que culmina em um molto espressivo na terceira. Ela é inteiramente tocada por oitavas na mão direita, enquanto que na mão esquerda observa-se um uso inteligente do ritmo da valsa, em que apenas duas semínimas são tocadas em cada compasso deixando o terceiro tempo em pausa. Isto confere um caráter de grande leveza à valsa, sendo um recurso muito utilizado por Nazareth. 

Foi gravada pela primeira vez em 2009, não tendo sido regravada até 2012. Há indícios de que o próprio autor a tocou em público em 1930. Seu título inspirou o curta-metragem Dor Secreta (1981), de Luiz Carlos Lacerda, sobre a vida de Nazareth.