UM ANO NAZARETHIANO – RETROSPECTIVA 2013

Alexandre Dias 09.01.2014

O ano de 2013 foi marcado por um grande número de homenagens a Ernesto Nazareth, na verdade muito maior do que se poderia imaginar. Foram iniciativas em diversas partes do Brasil e em outros países, como EUA, França e Japão, e as categorias foram das mais diversas, indo desde recitais inteiramente dedicados até CDs, peças de teatro, livros e matérias de jornal.  Confira abaixo um resumo das principais homenagens.

Página na internet

O Site EN150 completou sua contagem regressiva para os 150 anos de Ernesto Nazareth em 20 de março de 2013, cumprindo seu objetivo de servir como uma constante fonte de consulta para músicos e pesquisadores, que puderam contar com incontáveis informações, documentos e gravações com obras do “rei do tango brasileiro”.

Diversos posts foram publicados no blog do site, incluindo textos com pesquisas inéditas sobre Frederico Mallio, Jacob do Bandolim e seu relatório sobre a morte de Nazareth, uma análise sobre a polêmica entre suicídio vs. acidente, gírias do Rio antigo, a exposição do centenário de Nazareth organizado pela Biblioteca Nacional em 1963, com diversas fotos inéditas, um manual de dicas para pesquisadores de música na internet, e uma extensa pesquisa sobre a indústria dos rolos de pianola que existiu no Rio de Janeiro.  

Merece um especial destaque o álbum de melodias e cifras publicado em abril contendo 60 músicas de Nazareth em adaptações inéditas realizadas por Marcílio Lopes e Paulo Aragão, permitindo que um número muito maior de músicas de Nazareth seja tocado por chorões e demais músicos populares. 

Trecho da adaptação para melodia e cifra do tango brasileiro Arreliado.

A discografia do site EN150 foi atualizada com mais de 200 gravações, evidenciando que Nazareth é um dos compositores mais gravados do Brasil, com 2859 catalogadas até o momento, realizadas desde 1902 em todo o mundo.

Outras sessões são permanentemente atualizadas, como a bibliografia, que conta com cerca de 350 registros, incluindo alguns textos cedidos especialmente para o site, como o texto inédito escrito pelo pianista Homero de Magalhães e gentilmente cedido pela família. 

Simpósio

Em março de 2013, o Instituto Moreira Salles/RJ foi anfitrião do simpósio Ernesto Nazareth 150 Anos, organizado pela UFRJ e UniRio. A abertura no dia 19 apresentou um recital do pianista André Mehmari, repleto de releituras inovadoras (acesse o vídeo completo aqui) e nos dias 20 e 21 foram proferidas 12 palestras por 11 pesquisadores (Eudóxia de Barros, Luiz Antonio de Almeida, Alexandre Dias, Cacá Machado, José Miguel Wisnik, Carlos Sandroni, Sara Cohen, Marcelo Verzoni, Avelino Romero, Jair Labres e Manuel Bernal) em 4 mesas redondas abordando diversas facetas da obra e vida de Nazareth. Clique aqui para ler mais a respeito e assistir a todos os vídeos dos palestrantes.

Para este evento foi restaurado um vídeo inédito da exposição que ocorreu em 1963 em homenagem ao centenário de Nazareth na Biblioteca Nacional, cedido por Luiz Antonio de Almeida, em que é possível ver diversos painéis que foram expostos, além de Mercedes Reis Pequeno (organizadora da exposição) e Eulina Nazareth (filha do compositor). Clique aqui para assisti-lo. 

CDs inteiramente dedicados

Neste ano foram lançados nada menos que 11 álbuns dedicados a Nazareth, por músicos de variadas formações, oferecendo uma ampla gama de interpretações e arranjos de suas obras. São agora 78 álbuns inteiramente dedicados a Nazareth desde 1952.

Elétrico Nazareth – Mú Carvalho Interpreta Ernesto Nazareth, contendo diversos arranjos originais utilizando-se de linguagens do jazz e de big band, com instrumentos acústicos e sintetizadores.

Tangos Brasileiros – The Music of Ernesto Nazareth. CD duplo da canadense Christina Petrowska Quilico, fornecendo a visão de uma pianista com formação erudita. 

Nazareth Revisitado, pelo pianista João Carlos Assis Brasil, apresentando não só arranjos para piano solo como também músicas cantadas por Carlos Navas e Alaíde Costa. 

Ernesto Nazareth 150 Anos, Vol.1 e Vol.2, pela gravadora Revivendo Músicas, contendo dezenas de gravações raras de 78-RPMs do início do século, alguns dos quais relançados em CD pela primeira vez. 

Ernesto Nazareth, pelo violonista Nicolas de Souza Barros apresentando arranjos para violão de 8 cordas. 

Músicas Raras de Ernesto Nazareth, Vols.1, 2, 3, 4 e 5 (Alexandre Dias, piano), contendo diversas músicas inéditas e menos conhecidas do compositor.

Também vimos o surgimento de um projeto no site de crowdfunding Catarse para a gravação do CD “Nazareth, cavaquinho e violão” pelo Duo Gustavo Cândido e Felix Junior. Caso alcance o valor proposto, será lançado em 2014 com 15 faixas.

Para 2014, há diversos outros CDs planejados em homenagem a Nazareth, que comentaremos quando forem lançados.

Concertos, festivais, oficinas e palestras

Ao longo de 2013 foram registrados 295 concertos na Agenda do site EN150 em cujo repertório havia pelo menos uma música de Nazareth. Abaixo listo as principais homenagens.

Ciclo de shows “Ernesto Nazareth 150 Anos de Música Popular Brasileira”, Caixa Cultural de Brasília, 4, 5 e 6/jul, com Alexandre Dias (piano) e Terno Carioca; Maria Teresa Madeira (piano) e Quarteto Maogani (quarteto de violões); Cristóvão Bastos (piano) e Luzeiro de Paquetá (banda de sopros).

Ciclo de shows “Ernesto Nazareth: 150 anos depois”, CCBB de Belo Horizonte,  30 e 31/out, 6 e 7/nov, 13 e 14/nov, 20 e 21/nov, 27 e 28/nov, com Henrique Cazes (cavaquinho) e Flor de Abacate, Maria Teresa Madeira (piano) e Pedro Amorim (bandolim), Mú Carvalho (teclados) e banda; Antônio Adolfo (piano) trio e Arthur Moreira Lima (piano).

Ciclo de shows “Confidências – Uma homenagem as 150 anos de Ernesto Nazareth” com o trio Terno Carioca, Caixa Cultura de Recife, 12, 13 e 14/set.

IV Circuito BNDES. Nazareth Iluminado, 22/mai, Espaço Tom Jobim, com Quarteto Rio de Janeiro, Rosana Lanzelotte (cravo), Caito Marcondes (percussão), e Luis Leite (violão), narração de Paulo Betti, acompanhado de projeção de animações sincronizadas com a música concebidas pelo videoartista Muti Randolph; 23/mai, Auditório do BNDES, Rio de Janeiro com Banda Anacleto de Medeiros, regida por Antonio Augusto; e 6/ago, Teatro Amazonas, Manaus, com Orquestra de Câmara do Amazonas e Rosana Lanzelotte (cravo).

E Nazareth foi homenageado pelos seguintes festivais.

X Festival Música na Ibiapaba, Viçosa do Ceará, 27/jul a 3/ago. 

10º Chorando Sem Parar, São Carlos (SP), 2 a 8/dez. 

51º festival Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 8 a 24/nov. 

Neste festival houve um concerto inteiramente dedicado a Nazareth, com os pianistas André Mehmari, Sônia Rubinsky e Alexandre Dias juntamente com o quarteto Maogani, sendo possivelmente a primeira vez que Nazareth foi tocado na formação de três pianos e quatro violões (foto abaixo).

33º Festival de Música de Londrina (FML), 13 a 27/jul. 

IV Festival Internacional de Música de Campina Grande (PB), 1 a 6/jul. 

9º Virtuosi Brasil, Recife (PE), 14 a 16/jun.

IV Festival Internacional de Piano em Vitória (ES), 3 a 7/jun.

Orquestra do Estado de Mato Grosso regida por Leandro Carvalho, Cine Teatro Cuiabá (MT), 26 e 27/out  

Concertos em homenagem a Nazareth, Alexandre Dias (piano) em Portugal (Santarém, Lisboa, Coimbra e Porto), 19 a 24/mai, patrocinado pela FUNARTE - Ano Portugal-Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina no evento Quem Faz 100 Anos ou + (9/set), Escola de Música de Brasília na Semana do Piano (26/set), e Clube do Choro de Brasília (9/11).

Concertos contendo diversas músicas de Nazareth, com André Mehmari (piano) na Sala São Paulo em abril, e no Japão nas cidades de Tokyo (Meguro Hall), Yamagata, Fukuoka (Guggenheim House) e Nagoya (Yamaha Hall) em novembro.

Conjunto Papo de Anjo com o show “Sarambeque – 150 anos Ernesto Nazareth”, Auditorio Ibirapuera, São Paulo, 18/ago; Centro Cultural b_arco, 25/out. Clique aqui para assistir ao teaser do show.

Show de lançamento do CD “Nazareth: fora dos eixos”, Quarteto Choro & Cia na Casa Thomas Jefferson em Brasília, 22/mar, e no Clube do Choro de Brasília, 3, 4 e 5/abr. 

Homenagem a Nazareth, com Yuri Guedelha & Sarau Brasil e convidados, Teatro do Centro Cultura Brasil Estados Unidos, Belém (PA), 20/mar.

Recital “Violões para Ernesto Nazareth”, com Rogério Souza (violão 7 cordas), Nicolas de Souza Barros (violão 8 cordas) e Edinho Gerber (violão 6 cordas), Loja Arlequim, Rio de Janeiro, 23/nov.

Recital “Para sempre Nazareth”, com Yuka Shimizu (piano) e Neti Szpilman (canto), Fundação Eva Klabin, 21/mar, e Clube Naval Piraquê, Rio de Janeiro, 18/mai.

Recital “Homenagem aos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth”, com Yuka Shimizu (piano), Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro, 13/ago.

Show “A Tarde de Choro”, com Hiroyuki Teramae (Bandolim), Michio Tashima (Violão), Sakae Daidoji (Cavaquinho), e Fruce (Quarteto de flautas), Kangei-kan, Tóquio, Japão, 20/abr.

Show "Ernesto Nazareth 150 ÅR” com Odeon Quintet: Celio de Carvalho (pandeiro, voz), Morten Gunnar Larsen (piano), Øistein Isachsen (clarineta), Børre Frydenlund (banjo, violão e voz), Gunnar Gotaas (tuba), Birger Mistereggen (percussão e voz), convidado: Luiz Simas (piano e voz). Herr Nilsen jazz club, Oslo, Noruega, 5/set.

Show com músicas de Nazareth, Morten Gunnar Larsen e Luiz Simas (duo de pianos), Oslo Concert Hall, Noruega, 7/set.

Show-aula “Sexteto Colibri apresenta Ernesto Nazareth- 150 anos”, com os convidados Paulo Aragão e Glória Machado, Sesc Ribeirão Preto, 13/set.

Odeon - Homenagem a Ernesto Nazareth. Músicas tocadas ao vivo por pianistas, com coreografias de Gisele Bellot para o Grupo Dans la Danse.  Metrô Paraíso, São Paulo, 18/mai

Homenagem do conjunto Época de Ouro, Sala Sidney Miller (RJ), 13/mai 

Show “150 anos de Ernesto Nazareth”, com Giovanni Sagaz (piano), Raphael Galcer (violão), Flavio Araujo (pandeiro), Auditório Willy Sievert do teatro Carlos Gomes, Blumenau (SC), 22/mar; Teatro SESC Joinville (SP), 10/mai;

Apresentação dos alunos do curso "150 anos de Ernesto Nazareth - Vida e Obra" ministrado pelo professor João Egashira pela Universidade Federal do Paraná, em maio. 

Recital de Marcelo Bratke (piano) contendo diversas músicas de Nazareth, Purcell Room, Londres, Inglaterra, 24/abr. 

Historic Brazilian Jazz Band – Paulo Russo, Kiko Continentino Segundo Perfil, Laudir de Oliveira, Paulinho Black e Convidados, Viradão Carioca, Palco Arpoador Rio de Janeiro, 14/abr. 

Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth.  - Arthur Moreira Lima (piano), SESC Pompeia, São Paulo, 10 e 11/abr; Maison de L'UNESCO, Paris, França, 26/abr

Projeto "Choro na Manhã", Conjunto Retratos e convida Felix Junior (Violão 7 cordas), Gustavo Cândido (cavaquinho), e Cidinho (violão 7 cordas), Centro Cultural Jabaquara, São Paulo, 3/nov.

Conjunto Retratos e convidados. Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth e ao Dia Nacional do Choro, Centro Cultural Jabaquara, São Paulo, 07/abr.

Choro Carioca homenageia Ernesto Nazareth, com Edu Neves, Gabriel Improta, Maria Teresa Madeira, Ronaldo do Bandolim, Kiko Horta, Mario Seve, Rodrigo Lessa, Marcelo Caldi, Celsinho Silva, Domingos Teixeira, Marcilio Lopes, entre outros, Casarão Ameno Resedá, Rio de Janeiro, 29/mar.

Show “Um encontro com Ernesto Nazareth - homenagem aos seus 150 anos”, com Diminutrio Fernando - César (Piano), André Sangiovanni (Baixo), Elder Souza (Bateria) e participação de Paulo Gilberto (flauta), Auditório do Centro Cultural Jabaquara, São Paulo, 21/mar.

 

Recitais multimídia em homenagem a Nazareth, com Newton Nazareth (teclado), em diversos teatros ao longo do ano, incluindo Museu Histórico Nacional e Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro. 

Danilo Brito (bandolim) em homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, A Hebraica São Paulo, Teatro Arthur Rubinstein, 24/fev

Maria Teresa Madeira (piano). Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth; Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 27/mar; Centro Cultural do Poder Judiciário, Rio de Janeiro, 24/set

Libertango, Sala Funarte Sidney Miller, 14 e 15/mar; Eva Klabin, 24/05

Kiko Continentino, piano; Clauton "Neguinho" Sales, bateria e trompete; e Jefferson Lescowich, contrabaixo Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, Rio Scenarium, Rio de Janeiro, 5/mar

Marcos Leite (piano). Homenagem a Ernesto Nazareth. CC Justiça Federal. Rio de Janeiro, 19/abr

Ana D´Souza (piano). Homenagem as 150 anos de Ernesto Nazareth. MAM - Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro, 28/abril; Casa de Cultura Araruama, Rio de Janeiro, 22/jul

Eugénia Moura (piano). Obras de Ernesto Nazareth, Guerra Peixe e Villa-Lobos. Auditório Municipal. Vila Nova de Cerveira, Portugal, 27/jul.

Concertos Sesc Partituras. Trio Caldo de Cana, formado pelos violonistas Gustavo Crespe e Demétrius Souza e o pandeirista Antônio de Pádua. Obras de Ernesto Nazareth, Teatro Municipal de Dourados (MS), 13/abr

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. "Ernesto Nazareth e os Pianistas do Choro", Teatro Procópio Ferreira, Tatuí, 23/abr.

Homenagem a Ernesto Nazareth. Elias Barboza (bandolim) e Regional Ponto a Ponto (Fabio Azevedo, cavaquinho; Mathias Pinto, violão sete cordas e Guilherme Sanches, pandeiro). StudioClio. Porto Alegre, 30/abr

13º Festival de Inverno da Dell’Arte em Petrópolis, com Leo Gandelman (sax) e Eduardo Farias (teclado), em Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth. Palácio de Cristal, Petrópolis (RJ), 16/jul.

Daniel Grajew Trio Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, com teclado, sanfona, violão, bandolim e percussão, SESC São Caetano, São Caetano do Sul, SP, 17/ago.

Tetsu Mashiko e Masaki Nishihara (duo de pianos), Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, Arranjos de Francisco Mignone e Radamés Gnattali para dois pianos sobre peças de Nazareth, Sala Sudasiri Sobha, Bangkok, Tailândia, 25/out

Banda Sinfônica José Siqueira - Concerto em homenagem a Ernesto Nazareth, Sandoval Moreno, Lourival Júnior e Eneas Ricardo – regentes, UFPB - Sala Radegundis Feitosa. João Pessoa, Paraíba, 29/out.

João Carlos Assis Brasil (piano), Nazareth revisitado. Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, Espaço SESC Copacabana. Rio de Janeiro, 9/out

Caito Marcondes (percussão) e grupo Papo de Anjo Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, b_arco, São Paulo, 25/out

25ª Audição dos alunos de piano, teclado, flauta e acordeon da Professora Tanja Viviane Preissler, Auditório da Escola de Música "Donaldo Ritzmann", São Bento do Sul (SC), 18/out

Valsas, Tangos e Polcas - Recital em Homenagem a Ernesto Nazareth. Alunos do professor Miguel Laprano e participação especial de cantores convidados. Conservatório Souza Lima, São Paulo, 26/out

Homenagem de professores e alunos de piano e canto, mais o Coral da Biblioteca Pública do Paraná aos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth na Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, 7/dez.

Concierto en homenaje a los 150 años de nacimiento del compositor brasileño Ernesto Nazareth, com Casandra Urquidi (violino), Viviana Asturizaga (flauta), Miguel Angel Salazar (violoncelo) e Fernanda Tarrisse da Fontoura (piano), Espacio Cultural de la Embajada de Brasil, Bolívia, 29/nov 

Os pianistas Eudóxia de Barros, Adriana Kellner, Álvaro Siviero e Fernanda Chaves Canaud também interpretaram Nazareth em diversos recitais ao longo do ano.

Palestra do biógrafo Luiz Antonio de Almeida sobre Ernesto Nazareth, Instituto Cultural Cravo Albin, Rio de Janeiro, 20/mar

Exibição do documentário "Tango brasileiro" (BBC), de Joshua Rifkin, com comentários da musicóloga Sara Cohen, em homenagem aos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth. Casa da Leitura. Rio de Janeiro,16/abr

Palestra sobre a vida e obra de Ernesto Nazareth, Prof. João Egashira. Departamento de Artes da UFPR - Projeto de Extensão “Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes”. Conservatório de MPB de Curitiba, com parte expositiva e prática de conjunto. Curitiba (PR), 15 a 23/abril.

Oficina Cultural Fred Navarro "Diversidade em Harmonia com Ernesto Nazareth", para flauta transversal, coral, e cavaquinho, nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, Mirassol, Poloni e Votuporanga (SP), de março a junho, com apresentação no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, São José do Rio Preto (SP), 23/jun. 

Curso de verão "Musics of Brasil - from choro to bossa nova", para flauta, violão, canto, clarineta, cavaquinho e piano, contendo um workshop dedicado a Ernseto Nazareth, Alan, França, 19 a 23/ago

Peças de teatro

Ernesto Nazareth e seu tempo. Francisco Pellegrini (piano), Oscar Bolão (percussão), atores: Duanny Dantas e Luiz Paulo Barreto. Direção: Luciana Barboza. Teatro Municipal de Niterói, 20/mar; Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, 9/abr. Assista à peça na íntegra neste link; Matéria sobre a peça pelo Rio Som e Cena

Contação de histórias “Apanhei-te Ernestinho – Vida, música e sonhos de Ernesto Nazareth”. Atores: André Gracindo, Jefferson Zelma, Rebeca Queiroz. Texto: Gabriel Sant'AnnaDireção: Juliana Linhares. Teclado: Erika Ribeiro. Direção musical, arranjos e clarinete: Joana Queiroz. 51° Festival Villa-Lobos, Escola de Música da Rocinha, e Espaço Criança Esperança, Ipanema, Rio de Janeiro, 19/nov. Acesse as fotos tiradas por Marcelo Rodolfo neste link

Exposição

Exposição Nazareth 150 Anos com imagens e objetos da Coleção Luiz Antônio de Almeida e apresentação de Neti Szpilman (soprano) e Yuka Shimizu (piano), Instituto Cultural Cravo Albin, Rio de Janeiro, 31/ago

Obras compostas em 2013 dedicadas ao Nazareth

Concerto Nazareth, de Paulo Aragão, estreado pela OSB regida por Minczuk e solo do violonista Yamandú, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 23/mar; Sala São Paulo, 15/mai, França, novembro. 

Imaginando Ouro Sobre Azul, monumento sinfônico em homenagem a Ernesto Nazareth, de Nikolai Brücher  (obra encomendada pelo 51º Festival Villa-Lobos, estreada em novembro no Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro)

Passeando com Nazareth,, de André Mehmari, encomendada por Alexandre Dias, gravada em estúdio em dezembro. 

12 Estudos Nazarethianos para Violão Solo, de Fabiano Borges, encomendada por Alexandre Dias. Os seis primeiros estudos foram completados em dezembro de 2013 e os seis restantes serão finalizados no 1º semestre de 2013. Clique aqui para baixar a partitura.

Patrimônio (Homenagem a Ernesto Nazareth), de Jayme Vignoli

Polcas, Nazareth!!, polca ligeira de Gustavo Cândido

Saudades de Nazareth, valsa de Gustavo Cândido

Sempre Nazareth, de Elias Barboza 

Nazareth, Tango Brasileiro para Tilly Cernitori, de Dimitri Cervo.

Para Nazareth, de João Carlos Assis Brasil.

Variações sobre o tema Odeon, de Mú Carvalho

Além destas homenagens, Brejeiro recebeu uma nova letra da cantora Geisa Fernandes 

Programas de TV

Entrevista com Paulo Aragão (violonista e idealizador do site EN150) no especial sobre Nazareth no programa Almanaque, Globo News, em março. 

Especial sobre Nazareth com o biógrafo Luiz Antonio de Almeida e Bia Paes Leme (coordenadora de música do IMS), no Jornal Futura, Canal Futura, em agosto. 

Especial sobre Ernesto Nazareth no programa De Lá Para Cá, TV Brasil, em março. 

Especial sobre Nazareth no programa Andante, TV UERJ, em novembro. 

Reportagem sobre Nazareth no Repórter Rio, TV Brasil, em março. 

Homenagem a Nazareth, programa e-Especial, TV e-Paraná, em julho.

Especial em homenagem a Nazareth com o quarteto Choro & Cia no Programa Talentos, TV Câmara, em julho.

Show em homenagem a Ernesto Nazareth com o quarteto Choro & Cia no clube do Choro de Brasília, programa Espaço Cultural, TV Senado, em julho.

Entrevista com o tecladista e arranjador Mú Carvalho, divulgando seu CD "Elétrico Nazareth", no programa Revista BH News, BH News TV, em novembro. 

Entrevista com o pianista Arthur Moreira Lima no programa Revista BH News, BH News TV, em novembro.  

Entrevista com o cavaquinista Henrique Cazes e grupo Flor de Abacate para o programa Agenda, Rede Minas, em novembro. 

Entrevista com a pianista Tania Mara Lopes Cançado, divulgando seu livro Pelos Tangos de Nazareth, no programa Revista BH News, BH News TV, em novembro. 

Homenagem a Nazareth com o Quarteto Contemporâneo no programa Metrópolis, TV Cultura, em março.

Homenagem a Nazareth com o conjunto Papo de Anjo no programa Metrópolis, TV Cultura, em agosto.

Reportagem no Jornal da Globo sobre o show Nazareth Iluminado, com a cravista Rosana Lanzelotte, em maio. 

Reportagem sobre Nazareth no Jornal das 10, da Globo News, em março.

Três reportagens sobre Ernesto Nazareth no Estúdio i, da Globo News, em março.

Programas de rádio

Ciclo Ernesto Nazareth na Rádio MEC FM, Rio de Janeiro com 21 programas produzidos por Lauro Gomes, com seleção de gravações e comentários realizados pelo biógrafo Luiz Antonio de Almeida, de janeiro a junho. Neste link é possível ouvir e baixar todos os programas.

Quatro programas dedicados a Nazareth, produzidos por Ruy Godinho, com seleção de gravações e comentários de Alexandre Dias, no programa Roda de Choro, da Rádio Câmara FM, Brasília, em dezembro. Ouça online: Parte 1, Parte 2, Parte 3Parte 4.

Cinco programas dedicados a Ernesto Nazareth na Discoteca Básica, rádio CBN, com Heloisa Fischer, em abril. Ouça online:  Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5

Especial sobre Nazareth, programa Poemoda produzido por Etel Frota e Alan Romero, e-paraná, Curitiba e Rádio Zero, Lisboa, em maio. Ouça online: 1ª parte, 2ª parte

Especiais sobre Nazareth, produzidos por Guta do Pandeiro, no programa "Clube do Choro de São Paulo", Rede Brasil Atual, em março. Ouça online: Parte 1a, Parte 2a, Parte 1b, Parte 2b

Especial sobre músicas raras e inéditas de Nazareth no programa Música e Músicos do Brasil, Rádio MEC FM, produzido por Lauro Gomes, com seleção de músicas e comentários de Alexandre Dias, em junho. 

Especial sobre músicas dedicadas a Nazareth no programa Música e Músicos do Brasil, Rádio MEC FM, produzido por Lauro Gomes, com seleção de músicas e comentários de Luiz Antonio de Almeida, em maio. 

Especial sobre gravações históricas de Ernesto Nazareth, por Bia Paes Leme, equipe IMS, Rádio Batuta. 

Especial sobre Nazareth com Alexandre Dias, Rádio Batuta/IMS. 

Especial sobre Nazareth no programa “Tema Livre”, Radio Nacional AM, com participação do biógrafo Luiz Antonio de Almeida e da cravista Rosana Lanzelotte. 

Especial sobre Nazareth, programa Maestros MPB, Rádio MEC FM, em junho.

Especial sobre Ernesto Nazareth com Yuka Shimizu (piano) e Moisés Santos (clarineta), programa Sala de Concerto, Rádio MEC FM, em junho. 

Especial sobre Nazareth no programa A Música do Dia, Rádio Câmara FM, em março. 

Especial sobre o maxixe Dengoso, de Ernesto Nazareth, no programa “Curta Musical”, Rádio Senado, em março. 

Especial sobre Nazareth no podcast Euterpe Despedaçada. 

Especial sobre Nazareth, programa Hora de Choro, produzido por Masami Kaizuka, Rádio "FM rara", Kani-City, Gifu, Japão, em abril.

Homenagem a Nazareth, programa “Época de Ouro”, Rádio Nacional AM (Rio de Janeiro), com o quarteto Maogani, em outubro.
 

Matérias de jornal e revistas

Uma das principais homenagens que Nazareth já recebeu em jornais foi a matéria de 3 páginas publicadas pelO Globo em 10/mar: “Os 150 anos de Ernesto Nazareth”, de Leonardo Lichote, com textos extras de Cristina Tardáguila (“Os guardiões da memória de Nazareth”, "Luiz Antônio de Almeida: de herdeiro honorário a futuro biógrafo de Ernesto Nazareth", e Alexandre Dias pesquisa e grava obras raras de Ernesto Nazareth).

Chamada para a matéria sobre os 150 anos de Nazareth na capa do jornal O Globo de 10/mar/2013

“De pesquisador a herdeiro”, de Gabriel de Sá, Correio Braziliense, 20/mar. Parte 1,  Parte 2, Parte 3

  
“Uma pedra fundamental da música brasileira que ainda guarda mistérios”, de Rafael Rodrigues Costa, Gazeta do Povo, 20/abr.

“Herói em surdina”,  de Ruy Castro, Folha de São Paulo, 23/mar

“Conversando com o pesquisador Luiz Antonio de Almeida” , Maria Luiza Nobre, Jornal do Brasil, 19/mar.

“Os 150 anos de nascimento do ‘Chopin brasileiro’“, Revista Fiscal Justiça, abril.

“Ernesto Nazareth”, de Luciana Medeiros, O Prelo, maio.

Tango e Tragédia, de Henrique Kugler, Ciência Hoje, 03/abr. 

"Erudito, popular, magistral", de Pedro Brandt, Roteiro, fevereiro.

Livros

“Pelos Tangos de Nazareth – da rítmica africana à síncope brasileira”, da pesquisadora e pianista Tânia Mara Lopes Cançado. Encartado no livro, consta um relançamento do CD que a pianista gravou em 1993 com obras de Nazareth.

 

Em dezembro, foi divulgado o pré-lançamento do volume 1 da Edição Crítica da Obra Completa de Ernesto Nazareth, organizada por Alexandre Dias e Sara Cohen, que será lançado em janeiro/2014 seguindo o padrão Urtext com notas críticas, com base em todos os manuscritos autógrafos e primeiras edições conhecidas.

 

Livro "Partituras Publicitárias – Antes do Rádio”, com pesquisa de Paulo Cezar Goulart e coordenação musical do pianista Amilton Godoy. Nazareth compôs 13 músicas classificadas como “música de propaganda” e no CD encartado constam três composições suas.


Obras de arte dedicadas a Nazareth

Busto de Ernesto Nazareth esculpido pela artista Deise Hattum em terracota, em homenagem aos 150 anos do compositor.


Ilustração do artista plástico Ralfe Braga, por encomenda de Alexandre Dias. 


 Ilustração do artista plástico Hermé Antune, encomendada por Alexandre Dias.

Youtube

O youtube foi marcado por um aumento expressivo de vídeos contendo músicas de Nazareth, tanto por estudantes realizando gravações caseiras, como profissionais ao vivo. Hoje são 14.400 videos contendo os termos “Ernesto Nazareth”. Na comunidade do facebook “Músicas Raras de Ernesto Nazareth”, que conta com mais de 2000 membros, são postadas com frequência diversas novidades. A partir delas, fiz uma seleção de diversos vídeos nazarethianos postados em 2013.

Arreliado, Quarteto Maogani (quarteto de violões), arranjo de Sérgio Valdeos.

Nove de Julho, trio Libertango.

Expansiva, Danilo Brito (bandolim) e Carlos Moura (violão).

Coração que sente, Maria Teresa Madeira (piano).

Escovado, Yamandú (violão 7 cordas) e Rogério Caetano (violão 7 cordas), programa Sr. Brasil, TV Cultura. 

Furinga, André Mehmari (piano).

Famoso, André Mehmari (piano) em Recife.

Nazareth suite, André Mehmari (piano), Neymar Dias (contrabaixo) e Sérgio Reze (bateria).

De Tarde, música que Ernesto Nazareth deixou inacabada (sem a harmonia da segunda parte), foi completada por André Mehmari. 

Podia ser pior, grupo Papo de Anjo, programa Sr. Brasil, TV Cultura.

Tupynambá e Sarambeque, grupo Papo de Anjo, programa Sr. Brasil, TV Cultura.

Dor secreta, grupo Papo de Anjo.

Teneboso, regional Ponto a Ponto.

Atrevidinha, Rosana Lanzelotte (cravo), Luis Leite (violão) e Caito Marcondes (percussão) 

Perigoso e Matuto, Henrique Cazes (cavaquinho) e grupo Flor de Abacate. 

Eponina, Alexandre Dias (piano), Escola de Música de Brasília. 

Noturno, Yuka Shimizu (piano).

Odeon, Yuka Shimizu (piano) e Neti Szpilman (narração).

Odeon, Orquestra de Flautas da UECE.

Odeon, por Cristóvão Bastos (piano) e Mauricio  Carrilho (violão).

Brejeiro, quarteto de clarinetas, arranjo de F. de Oliveira. 

Odeon, quarteto de clarinetas, arranjo de R. Araújo 

Brejeiro, Dudu Maia (bandolim) e grupo.

Suite Nazareth, João Carlos Assis Brasil (piano). 

Odeon, quarteto de violões Abayomi. 

Odeon, Ricardo Herz (violino solo).

Andante Expressivo, duo Choro de Bolso. 

Vitorioso, Tetsu Mashiko e Masaki Nishihara (duo de pianos), arranjo de Radamés Gnattali (no canal do duo há outros arranjos de músicas do Nazareth para dois pianos)

Odeon, Zimbo Trio

Odeon, Fernanda Chaves Canaud (piano) 

Vem cá Branquinha, Choro das 3 no Programa do Jô

Brejeiro, por trio de fagote e duas clarinetas 

Apanhei-te cavaquinho, Renan Proença (xilofone solo).

Brejeiro, Duo Santoro (dois violoncelos)

Apanhei-te cavaquinho, grupo Chorando as Pitangas 

Myosótis, bandão de alunos que participaram do Festival de Choro do Leme. Arranjo e regência de Paulo Aragão 

Mercêdes, Roberto C. Alegre (piano)

Ameno Resedá, Danilo Brito (bandolim) e Carlos Moura (violão) 

Bambino, Milton de Mori (bandolim) e Mário Eugênio (violão 7 cordas) 

Turuna, Jorge Cardoso (bandolim) e regional Cordas que Falam 

Odeon, por Hercules Gomes (piano) 

Ameno Resedá, trio Terno Carioca 

Apanhei-te cavaquinho, Filipe Moreno (contrabaixo) e pandeiro 

Odeon, 4x4 (quarteto de saxofones)

Confidências, Alvaro Siviero (piano) 

Tenebroso, Fabiano Borges (violão 7 cordas) 

Escovado, Euclides Marques (violão 7 cordas) 

 

Brejeiro, grupo vocal Ordinarius, com um clipe de época utilizando "dedos fantoches" 

Filme mudo "Você vem sempre aqui?" com Alexandre Dietrich ao piano interpretando o tango brasileiro Mandinga, de Nazareth.

Improvisação livre dos atores Ademir de Souza e Cecilia Ripoli sobre a polca "Zizinha" de Nazareth, na gravação de Maria Teresa Madeira (piano).

Coreografia sobre o tango brasileiro Brejeiro, Teatro Cidade das Artes 

Coreografia sobre um pot-pourri de músicas de Nazareth 

Minidocumentário sobre Nazareth, Caminhos do Choro - Studio de Danças e Artes Bangu 

Filmagens de São Paulo em 1929, com a música Sutil, de Nazareth, pela Jazz band sinfônica Pan-American 

Fotos do Rio de Janeiro do início do século XX, comparando-o com Paris, ao som da música Odeon 

 

Alguns vídeos históricos também surgiram:

Odeon, Toquinho (violão), Baden Powell (violão) e Luciana Rabello (cavaquinho), em uma TV italiana 

Gotas de Ouro e Expansiva, Orquestra Jazz Sinfônica, arranjo e regência de Cyro Pereira 

 

Nazareth também foi muito interpretado fora do Brasil em 2013:

Apanhei-te cavaquinho, Mario Marzie (sax soprano) e Stefano Bollani (piano) 

Odeon, quarteto de flautas argentino "Allegro scherzando". 

Odeon, Marcus DeJesus (violão), com narração de uma história em inglês.

Escorregando, grupo japonês Hora Caprichosa. 

Apanhei-te cavaquinho, orquestra de flautas, em arranjo de Alberto Arantes e regência de Celso Woltzenlogel, cidade do Porto, Portugal  

Odeon, para orquestra de flautas regida por Celso Woltzenlogel, em excelente arranjo de Alberto Arantes. 

Apanhei-te cavaquinho, Kaspars Gulbis Band em um festival de acordeon na Letônia 

Batuque, Mark Anderson (violão), arranjo de Sérgio Assad, vídeo submetido para o concurso Wilson Center Guitar Competition (em 4min 06s) 

Elegantíssima, tocada em um concurso de piano na Indonésia 

Vem cá, branquinha, Stephen Fierros (piano)

Odeon, pela violoncelista ítalo-japonesa Attilia Kiyoko [Tilly] Cernitori (violoncelo solo) 

Caçadora, pela pianista alemã Carola Colani.

Odeon, Alexandre Dias (piano) na Biblioteca Joanina em Coimbra, Portugal. 

Confidências, Alexandre Dias (piano), Palacete Viscondes de Balsemão, cidade do Porto, Portugal. 

Apanhei-te cavaquinho, grupo de choro suíço "Odeon Chôro Ensemble". 

Odeon, duo croata Zagonetka Danijel Stankovic e Dejan Kostic (violino e acordeon).

Odeon, Sandra Mohr (piano), na Alemanha. 

Odeon, Choro ao Ponto, em Houston, Texas.

Apanhei-te cavaquinho, Luiz Simas com o Odeon Quintet na Noruega (em 2min 00s).

Sagaz, pela pianista vietnamita-australiana Anh Nguyen 

1922, pelo violonista russo Martin Ludenhoff 

Brejeiro, pela violonista francesa Gaëlle Solal 

Brejeiro, Roland Dyens (violão) e Gaëlle Solal (violão) 

Odeon, pela orquestra alemã Kilian-Ensemble Mainz-Wiesbaden regida por Tomasz Trzcinski 

Tenebroso, em arranjo para jazz-band, pela Ames Jazz Band, na Califórnia. 

 

Também ressalto os seguintes textos em páginas da internet:

Le Brésil fête le 150e anniversaire de la naissance d'Ernesto Nazareth 

Texto com diversas gravações de 78-RPM de músicas de Nazareth, por Marcelo Bonavides de Castro 

“A cascata do Nazareth”, simulando uma entrevista com Ernesto Nazareth.

E no Facebook, Egeu Laus foi ao Morro do Pinto, onde nasceu Ernesto Nazareth, e fotografou diversos locais da região. 



Fachada de uma das casas próximas à rua onde Nazareth nasceu.

 

Continuando as homenagens, em março de 2014 teremos uma novidade muito especial, aguarde!

Caso tenha sentido falta de alguma homenagem nesta lista, mande-nos um e-mail.

TAGS Eventos, História, Notícias, Obras

COMENTÁRIOS

Mara Lucia Ferreira Dias - 06.02.2014

Homenagens lindas

Alexandre: Sua perseverança, profissionalismo, academicismo,e alem de tudo sua grande admiração por Nazareth, muito contribuem para que a musica clássica -popular brasileira continue viva em nosso acervo brasileiro , no internacional e, em nossos corações. Continue assim. Sua tenacidade nos faz embevecer com o rol de profissionais brasileiros que também muito admiram esse compositor. Parabéns!!!

Alan Romero - 17.01.2014

Nazareth em alta!

Emocionante esse balanço! Coisa bonita é ver o reconhecimento da obra do Nazareth, principalmente junto às novas gerações. Parabéns, Alexandre! Muito do que aconteceu deve-se ao teu empenho. O especial que fizemos para o programa Poemoda continua sendo ouvido em nosso arquivo. Viva Nazareth!

arbo - 16.01.2014

muito bom. eu conheci parte da obra do nazareth num maravilhoso pocket show q antecedeu uma das palestras do Fronteiras do Pensamento, na edição de 2013, em Porto Alegre. Foi tocado, creio, por essa mesma roda de choro q se apresentou no Studio Clio, pois a produção sempre é deste Studio, na pessoa do Francisco Marshall: http://www.studioclio.com.br/atividades/concertos-e-shows/evento/25714/homenagem-ernesto-nazareth

Tanja Viviane Preissler - 15.01.2014

Ano memorável

2013 foi um ano memorável com as homenagens aos 150 de nascimento de Ernesto Nazareth. Agradeço imensamente ao pianista Alexandre Dias por ter divulgado a audição de meus alunos, mesmo sendo uma singela homenagem prestada por alunos, alguns ainda principiantes. Mas é sempre um estímulo para quem está começando. Que venham outras homenagens a outros inesquecíveis músicos e compositores brasileiros.

Ricardo Tacuchian - 15.01.2014

Comemorações

Fantástica compilação dos eventos comemorativos dos 150 anos de Ernesto Nazareth. A gente acompanha as notícias, durante todo o ano, mas não tem ideia da força e da presença do grande músico, através destes números impressionantes apresentados por Alexandre Dias. Alexandre Dias, além de pesquisador incansável sobre o compositor, está sempre atento a tudo que acontece hoje, em torno do nome de Nazareth.

André L. Pédico - 15.01.2014

Maravilha!

Compilação incrível, Nazareth merece sempre! Parabéns a todos!

Renata Myers - 12.01.2014

Homenagens lindas

Gostei demais deste trabalho. So senti falta de alguma apresentacao do Choro das Tres, um grupo de tres irmas e o pai delas, que toca Ernesto Nazareth maravilhosamente bem e que tem varios videos no youtube. Acho que voces ficariam encantados se conhecessem o trabalho delas. Obrigada. Um abraco Renata

COMENTAR