DISCOGRAFIA COMPLETA DE ERNESTO NAZARETH ONLINE

Alexandre Dias 25.04.2012

O Brasil agora pode se orgulhar em dizer que Ernesto Nazareth é o primeiro compositor no mundo a ter sua discografia completa disponibilizada online!  Na seção discografia/gravações está disponível uma extensa tabela que cataloga cerca de 2.500 gravações de músicas de Nazareth feitas desde 1902 até hoje, em todo o mundo. 

E para enriquecer a tabela, estão disponíveis 2.043 gravações para audição instantânea em stream (não sendo possível download). Basta clicar em uma gravação, que o player irá aparecer. Em seguida clique no botão play.

Lá vocês encontrarão as primeiras gravações em 78-RPM feitas na primeira década de século XX pela lendária Casa Edison, com bandas militares e alguns dos primeiros regionais de choro, passando por gravações do próprio Nazareth, a explosão que foi sua música em 1914 nos EUA e Paris, o período de transição na década de 1940 com influências americanas, os primeiros LPs antológicos na década de 1950 com Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Carolina Cardoso de Menezes, os cantores populares, sua grande redescoberta pela pianista Eudóxia de Barros em 1963 e pelo pianista Arthur Moreira Lima em 1975, que o levaram definitivamente para as salas de concerto, adentrando na era do CD com arranjos espetaculares para as mais variadas formações instrumentais, inclusive orquestra sinfônica, em um momento em que ele é gravado por músicos japoneses, americanos, franceses, noruegueses, uruguaios, islandeses, canadenses, brasileiros, e muitos outros, mostrando o alcance que sua obra tem.

Cliquem no cabeçalho de cada coluna para sortir em ordem crescente ou decrescente seu conteúdo. Em breve serão disponibilizadas busca avançada e outras funcionalidades.

Esta é uma pesquisa inédita que desenvolvo há 13 anos, e que mostra que Ernesto
Nazareth é um dos compositores mais gravados e queridos do Brasil. Vê-la
disponibilizada online representa para mim um mais-que-sonho realizado.

Desejamos a todos um mergulho profundo no universo que é a discografia de Nazareth,
e que possam sempre se maravilhar com as possibilidades de sua música

---

Outras novidades: agora nos textos da seção Obra é possível assistir a vídeos do youtube, dispostos em listas de reprodução (i.e., para cada música, há uma lista de vídeos que será tocada em sequência)

Clipping: estas foram algumas das principais matérias que divulgaram o site na imprensa: 

Ernesto em Ritmo e Prosa, matéria de João Luiz Sampaio para o Estadão (17/03/2012) 

IMS lança site destacando a vida e obra do compositor Ernesto Nazareth, matéria de Paulo Virgilio para Agência Brasil (18/03/2012)

Música de Ernesto Nazareth invade a internet, matéria de Luiz Fernando Vianna para O Globo (19/03/2012)

IMS inicia contagem regressiva para os 150 anos de Ernesto Nazareth, Valor Econômico (19/03/2012)

IMS lança site que resgata obra do músico Ernesto Nazareth, matéria de João Batista Natali para a Folha de São Paulo (20/03/2012)

A Alma da Música Brasileira, matéria de Ana Ferraz para Carta Capital (25/03/2012)

Entrevista de Bia Paes Leme à Rádio CBN (25/03/2012)

 

 

 

TAGS Notícias

COMENTÁRIOS

Léo Malina - 21.05.2012

Todos

A seriedade do trabalho remete à seriedade com que deve ser tratado a herança que nos deixou o mestre.

Amilcar Fernandes Neto - 08.05.2012

Cumprimentos ao autor do único trabalho do gênero!

Parabéns, Ó Grande Alexandre! Incansável na busca de seus nobilíssimos objetivos!

COMENTAR