A BELA MELUSINA

COMPOSIÇÃO

1888 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1888

A Bela Melusina é uma polca vibrante de Ernesto Nazareth publicada em 1888 por Pereira & Araújo, dedicada "a seu amigo Professor Horacio Fluminense", quando o autor tinha 25 anos. Até 2012, permanece inédita em gravação comercial.

Seu título faz referência a uma lenda de origem celta que varia de acordo com o país e de acordo com a fonte, sobre um conde que descobre que sua esposa é na verdade uma sereia. Uma versão romanceada da lenda pode ser lida neste link.

Lendas à parte, não se sabe se Nazareth sabia da origem por trás deste título. O escritor alemão Goethe retratou esta lenda no conto Die Neue Melusine (A Nova Melusina) em 1807, e em 1833 o compositor também alemão Felix Mendelssohn escreveu uma abertura de concerto para a versão encenada deste conto.

É muito provável que esta seja a origem do título da presente polca, pois, como afirma o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, as 10 aberturas de concerto de Mendelssohn constam no espólio do compositor em arranjos para 4 mãos editados em Paris. No entanto, é necessário um estudo mais aprofundado para averiguar se Nazareth construiu alguma conexão musical entre as duas peças.