SOBERANO

COMPOSIÇÃO

1904 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1904

Soberano, tango brasileiro publicado em 1904 por Manoel Antonio Gomes Guimarães, dedicado "ao venerando e distinto amigo professor Joaquim Alves Ferreira da Gama". Considerada por Mário de Andrade uma peça de grande destaque, Soberano faz jus a seu título, sendo um dos tangos de mais difícil execução de Ernesto Nazareth. Em sua primeira parte, acordes tocados simultaneamente em ambas as mãos são entremeados pela melodia que é tocada pelo polegar da mão direita. No 7º compasso há um salto gigantesco feito pelas duas mãos, que requer muita agilidade, dificuldade esta que se repete em outras partes do tango. A parte B é composta inteiramente por oitavas lisztianas, enquanto que a terceira parte, indicada pela expressão bem jocoso, nos revela uma faceta ao mesmo divertida e heróica. Até 2012 recebeu apenas uma gravação comercial.

A respeito do significado do título, o biógrafo Luiz Antonio de Almeida levanta as seguintes hipóteses:
“(…) seria um adjetivo muito bem aplicado ao ilustre e desconhecido professor Joaquim, ou o nome do famoso cavalo de corrida, campeoníssimo, à época, das pistas do Derby Club?…".

Este tango constou em dois dos recitais que Nazareth tocou em sua turnê por São Paulo. O primeiro deles foi em 17 de julho de 1926, no Salão Nobre do Centro de Ciencias, Letras e Artes de Campinas, onde o compositor tocou 23 peças variadas de sua obra; e o segundo foi o histórico recital no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 17 de novembro de 1926, que foi precedido de palestra proferida pelo musicólogo Mário de Andrade.