LAMENTOS

COMPOSIÇÃO

1918 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Lamentos, meditação sentimental composta entre 1917 e 1922 e dedicada "à memória de sua querida e inesquecível filha Maria de Lourdes Nazareth (Marietta)". Marietta faleceu prematuramente em 1917, aos 25 anos, em consequência de profunda anemia. Isto representou um grande golpe para o compositor, que tinha por esta filha especial apreço, revelado pelo número de peças dedicadas a ela: Marietta (1894), Favorito (1895), e A florista (1909).

Marietta era uma ótima pianista, e sabemos que cantava com seu pai, em casa, a cançoneta A Florista.  Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, o compositor e "pianista da Casa Imperial" Frederico Mallio   que era amigo de Ernesto Nazareth desde a juventude, apaixonou-se por Marietta. Isto escandalizou Ernesto, pois Frederico tinha idade para ser seu pai, o que o fez cortar relações com ele. Isto provavelmente explica o fato de a dedicatória "a seu amigo e colega Frederico Mallio" presente na primeira edição da polca Não caio noutra!!! (1881) ter sido suprimida de edições posteriores.

Consta no espólio do compositor uma valsa chamada Carinhosa, de C. Thompson, publicada por Manoel Antonio Guimarães, "dedicada à senhorita Marietta Nazareth". Não se conhece nenhuma outra peça deste compositor, sendo possível que este fosse um pseudônimo de Frederico Mallio.

Lamentos recebeu apenas uma gravação até 2012.