O NOME DELA

COMPOSIÇÃO

1878

1ª PUBLICAÇÃO

2008

O nome dela, grande valsa brilhante iniciada em 1878, quando compositor tinha 15 anos, e terminada em 1886. Foi publicada postumamente em 2008, e até 2012 permanece inédita em gravação comercial. São conhecidos dois manuscritos autógrafos. No primeiro, contendo algumas partes incompletas, consta "oferecida a seu primo e amigo, o guarda marinha Mário Nazareth", no segundo "dedicada a seu primo e amigo Dr. Mário Nazareth, desde a infância". Seu subtítulo faz alusão às "grandes valsas brilhantes" de Chopin, o ídolo de Nazareth. Anos mais tarde Nazareth também compôs a valsa brilhante moderna Fantástica.

O título O nome dela não revela o nome de nenhuma mulher em específico, porém acaba por funcionar como um prenúncio às cerca de 20 peças que Nazareth viria a compor com nomes próprios femininos, a maioria delas valsas: Digo, Dora, Eponina, Eulina, Gracietta, Helena, Henriette, Íris, Julieta, Julita, Maly, Marietta, Mercêdes, Noêmia, Orminda, Rosa Maria, Thierry, Yolanda, Zica e Zizinha.

A valsa O nome dela não deve ser confundida com a polca O nome dela, publicada em 1882.

Possuindo introdução, seis partes, e coda, esta é a valsa mais extensa de Nazareth, com duração aproximada de 6 minutos e meio. Sua introdução possui 16 compassos, o que se equipara apenas à valsa Pássaros em Festa, como observado pelo musicólogo Pe. Jaime Diniz em seu livro “Nazareth – Estudos Analíticos”, de 1963. Ele acrescenta o seguinte: “(…) a sua introdução, além de possuir uma extensão rara na vasta produção das valsas nazarethianas, está armada com 7 bemóis e é portadora de um recurso único era sua obra, ao que me parece. Trata-se de um trêmolo na região grave, com uma função de pedal para todos os compassos”.

O sombrio tom de lá bemol menor da introdução (7 bemóis na armadura) é um indicativo do requinte que o compositor procurava em suas músicas desde o início de sua carreira. Assim escreve o biógrafo Luiz Antonio de Almeida: “(…) as palavras do padre Diniz concernentes a O nome dela, mais qualquer análise de Você bem sabe, ainda que superficial, sem dúvida asseveram-nos a grande capacidade de nosso biografado como compositor, desde a adolescência”.