CHAVE DE OURO

COMPOSIÇÃO

1909 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1909

Publicado em 1909 pela Casa Vieira Machado & Cia., e dedicado ao amigo Francisco Soares d`Almeida Junior, o tango brasileiro Chave de ouro teve uma gravação realizada pelo pianista brasileiro Artur Camilo na primeira ou segunda década do século XX (78-RPM Brazil 70188) e atualmente desaparecida.

Não há explicação precisa sobre o título, mas o biógrafo Luiz Antonio de Almeida aventa a hipótese de fazer referência a um café bem concorrido situado na Rua São José, em frente à Galeria Cruzeiro, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Chave de ouro foi composta em sol bemol maior, tonalidade essencialmente pianística e até certo ponto rara na música popular — apesar de utilizada com alguma frequência por Nazareth em suas peças.
Sobre essa questão, há um registro interessante levantado por Luiz Antonio de Almeida através de depoimento do pianista, folclorista e compositor Aloysio de Alencar Pinto, frequentador assíduo da Casa Mozart, local onde ocorreu certo episódio envolvendo Ernesto Nazareth e Lino José Barbosa, seu proprietário: “Quem me contou isso foi o próprio Lino. Um dia, ele chegou na loja e encontrou o Nazareth cabisbaixo, triste. E perguntou-lhe o que estava acontecendo. Ele, então, respondeu:
Minhas músicas quase não têm tido saída, quase ningué m tem comprado as minhas músicas!.
Ao que o Lino respondeu:
'Mas Nazareth, a culpa é sua!… Facilita, Nazareth, facilita!… Por que você não escreve músicas mais fáceis?… Em tons mais acessíveis… Para que tantos bemóis, tantos sustenidos?… Facilita, Nazareth, facilita!…'.

Uma história semelhante é relatada na carta de Célio Monteiro, enviada a Aloysio de Alencar Pinto em 6/9/1976:

"Tanto era excelente a execução [de Nazareth] que (...) o Maestro Arthur Napoleão perguntava a ele: - Ó Nazareth, por que não escreves tuas composições como as executas? Ao que respondia o sempre tristonho e tímido artista: - Maestro, para não morrer de fome. Imagine o Senhor: - se escrevendo o mais fácil possível para a mão esquerda ainda acham minha música difícil, se escrever como toco, ninguém vai comprar minhas composições".