HINO DA ESCOLA ESTHER PEDREIRA DE MELLO

COMPOSIÇÃO

1923 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Hino da escola Esther Pedreira de Mello, composto em 1923, quando sua filha Eulina Nazareth, professora e diretora da Escola Pedro II, coordenava de modo pioneiro o ensino musical para crianças da rede pública. Foi dedicado "à Diretora D. Zuleida", e teve sua primeira apresentação no dia 4 de setembro de 1923 na Escola Esther Pedreira de Mello, situada no bairro do Catete, Rio de Janeiro. Permaneceu inédito durante a vida de Nazareth e foi publicado pela primeira vez em 2008 pelo portal Musica Brasilis. Consta que D. Zuleida Godinho Recife, teria feito a letra de outro hino escolar de Nazareth, a marcha infantil No Jardim, cuja letra também está desaparecida.

Em sua tese de doutorado, Heloisa Helena Meirelles procurou na rede de escolas municipais do Rio de Janeiro pela Escola Municipal professora Esther Pedreira, citada na literatura como sendo do 6º Distrito Escolar, porém não obteve sucesso.

Embora a parte para piano do manuscrito autógrafo esteja completa, a letra está desaparecida. Até 2012 permanece inédito em gravação comercial.